Roberto Podval atua como advogado criminalista desde 1988. É graduado em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) e Mestre em Direito Penal pela Universidade de Coimbra, com dissertação sobre Lavagem de Dinheiro. Em 1999, fundou seu próprio escritório.
A sua carreira é marcada pelo patrocínio de casos complexos e, não raro, de grande repercussão midiática. Mas também tem destaque sua participação ativa em movimentos e organizações voltados à proteção de direitos fundamentais dos indivíduos e das prerrogativas da advocacia, categoria fundamental para a efetivação dos direitos assegurados pela Constituição e pelas leis brasileiras.
Podval é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM, do qual já foi presidente (2001-2002); do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD); do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA), sendo um dos seus fundadores, e atualmente compondo o seu Conselho; e do Instituto Eduardo Correia (IEDC).
A sua carreira também é profícua quanto à produção de textos técnicos e acadêmicos. Além de ter escrito vários artigos publicados em jornais e revistas, ele contribuiu para os seguintes livros:
– “Intervenção e Liquidação Extrajudicial no Sistema Financeiro Nacional”, coautor, Ed. Texto Novo, 1999;
- “Temas de Direito Penal econômico”, organizador, Ed. Revista dos Tribunais, 2000;
– “Leis Penais Especiais e sua Interpretação Jurisprudencial”, coautor, organizadores: Alberto Silva Franco e Rui Stoco, Ed. RT, 2001;
– “Estudos Criminais em Homenagem a Evandro Lins e Silva”, coautor, organizador: Sérgio Salomão Shecaira, Ed. Método, 2001;
– “Líber Discipulorum para Jorge de Figueiredo Dias”, coautor, Ed. Coimbra, 2003, assinando o texto “A (des)figuração dos papéis constitucionais das personagens do processo penal”;
– “Código de Processo penal e sua interpretação jurisprudência”, coautor, organizador: Alberto Silva Franco e Rui Stoco, Ed. RT, 2004;
– “Direito Penal Secundário”, coautor, coordenadores: Fabio Roberto D´Avila e Paulo Vinicius Spoleder de Souza, Ed. RT, 2006.
Em 2022, Roberto Podval foi novamente considerado como um dos advogados mais admirados do país na área penal, pela Análise Advocacia.