Marina Botelho Andrade Miguel é advogada criminalista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2021). Começou no escritório em 2018, como estagiária, e hoje é advogada criminalista.
Sendo filha de um advogado, ela sempre esteve, de certo modo, inserida no meio jurídico. Mas a decisão de enveredar profissionalmente pelo Direito apenas surgiu enquanto Marina cursava Artes Cênicas, na USP. Trabalhando na montagem da peça teatral “Sobre as baleias”, de autoria de Maria Fernanda Batalha, que tem como pano de fundo a luta das Mães de Maio, ela se deparou com os temas da violência policial e do encarceramento em massa.
Aprofundando suas pesquisas sobre o assunto, descobriu uma segunda paixão. Assim, iniciou o curso de Direito, sem ter qualquer dúvida de que viria a se tornar uma advogada criminalista, militando a favor dos direitos e garantias individuais, e contra o abuso estatal.
Para ela, o direito penal movimenta seus atores para além da questão jurídica, perpassando outras searas, que exigem do profissional humanidade e delicadeza para lidar com a vulnerabilidade que é inerente a esse ramo.
Sua atuação profissional é motivada por uma perspectiva crítica acerca do direito penal, que, a seu ver, não raro é aplicado sob um viés maniqueísta e vingativo, incompatível com o Estado Democrático de Direito.
Poliglota, Marina também tem predileção por atuar em consultorias a empresas estrangeiras que buscam se adequar à legislação nacional, numa perspectiva preventiva.
É membro do International Bar Association (IBA), associação com sede em Londres que reúne advogados de diversos países.
Idiomas: inglês fluente, espanhol avançado, alemão intermediário, francês básico e italiano básico.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marina-miguel-7355a8250/