Natural de Brasília, Luiza Miranda é advogada criminalista desde 2018, e integra a equipe Podval na capital federal desde fevereiro de 2023.
Seguindo os passos dos pais, também profissionais da área, Luiza graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (2017), e é pós-graduada em Criminologia e Direito Penal pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC-UNINTER) (2021-2022).
Durante o curso, foi estagiária da Defensoria Pública do Distrito Federal por cerca de dois anos, experiência que lhe fez descobrir a vocação para atuar na seara criminal. Após a formatura, permaneceu no órgão como advogada voluntária por mais um ano.
Luiza descreve esse período na Defensoria como decisivo e transformador: a partir dali os rumos da sua atuação profissional foram traçados. Além do aperfeiçoamento técnico e do contato com realidades sociais diversas, também passou a compreender a aplicação do direito penal sob um viés crítico, garantista.
A atuação junto ao órgão público inspirou a escrita do trabalho “Mulheres Perigosas: a análise da periculosidade das traficantes de drogas pelo Supremo Tribunal Federal na confirmação da prisão preventiva”, com o qual Luiza obteve o 1º lugar na categoria “Marcadores sociais e cárcere”, do Concurso de Monografias “Direitos Humanos e Justiça Criminal: enfrentando o encarceramento em massa no Brasil”, de iniciativa do Fundo Brasil de Direitos Humanos e da UFMG.
Após o período na Defensoria Pública, Luiza atuou como advogada criminalista por quatro anos em outro escritório de Brasília. Sobre o exercício da advocacia, afirma que traçar as estratégias processuais de um caso complexo, muitas vezes envolvendo conhecimentos interdisciplinares, é o que lhe traz maior satisfação profissional.
Idiomas: Inglês avançado e espanhol básico
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiza-miranda-552799105/?originalSubdomain=br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8346500821963737