Isabela Guaritá é formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) (2014), e Pós-graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Iniciou como advogada criminalista em 2014, e, em 2016, entrou para a equipe do escritório Podval Advogados Associados, em Brasília. Atualmente, trabalha em nosso escritório no Rio de Janeiro.
A escolha da formação acadêmica foi influenciada pela grande repercussão, na mídia do país, de um crime de homicídio que despertou o seu interesse e curiosidade pela área criminal.
Já a escolha pela advocacia, em detrimento de outras carreiras possíveis, ocorreu pelo desejo de seguir uma profissão dinâmica. Ainda como estagiária, durante a graduação, integrou um escritório de advocacia que representava investigados pela Operação Lava Jato. Se, por um lado, a complexidade do caso e a atuação beligerante dos órgãos públicos que conduziam a operação tornaram o trabalho dos advogados de defesa mais árduo, por outro, serviram também de motivação para desempenhá-lo com excelência, a fim de resguardar os clientes de abusos.
A experiência também deixou a lição de que, em casos de grande repercussão midiática, é preciso profissionalismo não apenas para exercer a defesa técnica, mas, também, para preservar o cliente de abusos e impedir a prática de lawfare. Uma investigação ou processo conduzidos de maneira arbitrária repercute sobre o réu e sobre sua família de forma irremediável, o que exige do advogado criminalista o máximo rigor na sua atuação. Não há margem para erros.
Isabela é membro da Comissão de Processo Penal da OAB/RJ para o triênio de 2022/2024, e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM.